saúde mental

Saiba como as empresas podem cuidar da saúde mental dos seus profissionais

Sua empresa cuida da saúde mental dos colaboradores?

Esse tema sempre foi importante e tomou maior relevância com a pandemia do novo coronavírus, já que algumas pessoas estão ainda mais fragilizadas com a situação preocupante do cenário no Brasil e no mundo, riscos à saúde, questões financeiras e a “despedida” de parentes e amigos.

Em pesquisa do Ministério da Saúde, publicada em 14 de dezembro de 2020, 74% dos brasileiros mostraram ter problemas ligados à ansiedade, e o consumo de bebidas alcóolicas também aumentou.

Isso também impacta o ambiente profissional. Uma publicação do ISMA (International Stress Management Association) revelou que 30% dos profissionais estão com problemas de saúde mental, como por exemplo a Síndrome de Burnout.

Dessa forma, a empresa precisa desenvolver estratégias para que os momentos de trabalho sejam mais produtivos e prazerosos.

Neste post, você verá quais são as melhores práticas para não errar. Boa leitura!

Preocupe-se com a saúde mental dos colaboradores

O primeiro passo para cuidar dos colaboradores é mostrar preocupação com o problema. Tenha atitudes de acolhimento, escuta ativa e deixe bem claro que a empresa está atenta ao novo cenário e disposta a ajudar os colaboradores a resolverem seus problemas e angústias.

É importante que eles vejam na instituição uma parceira, não mais uma ocasião de pressão. Por isso, pense em todas as formas para aumentar o bem-estar dos colaboradores.

Crie um ambiente favorável

Além do acolhimento, é fundamental criar um ambiente favorável à saúde mental:

Guia da gestão integrada da saúde: controle e redução de custos para empresasPowered by Rock Convert
  • Que respeite e valorize as contribuições das pessoas, independente do nível hierárquico;
  • Que cultive relacionamentos positivos e construtivos;
  • Que incentive o time na solução de problemas, sem buscar culpados;
  • Que adote feedbacks de orientação e evite exposições públicas.

Dessa maneira, o ambiente favorável deve ser de alto astral para que a pressão por resultados do mundo corporativo seja encarada como um desafio positivo.

Atue no sentido do trabalho

Muitas vezes, os colaboradores executam suas tarefas, sem ter clareza da importância e do valor que elas têm para a empresa onde trabalha. Daí, o ciclo contínuo de entregas, curtos prazos e cobranças se torna um “peso”, que muitos não suportam e se reflete na saúde mental e até física da pessoa.

Por isso, é imprescindível que cada colaborador compreenda como o seu trabalho contribui para o crescimento da empresa, como ele é importante e quais os impactos se ele não existisse. E que cada entrega seja celebrada pelas lideranças.

Novamente, falamos de transformar a pressão em desafio, com a satisfação de missão cumprida e de contribuição efetiva.

Incentive a socialização no trabalho

Embora o ambiente de trabalho seja um local de produção e entrega de resultados, isso não significa que a socialização deve ser esquecida. Pelo contrário, precisa ser incentivada. Dessa maneira, os colaboradores desenvolverão ainda mais as ideias de trabalho em grupo e deixarão de se sentir sozinhos.

Por isso, momentos como happy hours e confraternizações são tão importantes. E nessa época de pandemia, faça isso de forma virtual. Reserve um tempinho para dar maior atenção às pessoas, falar sobre família, filhos, amigos. Mas vale lembrar que não deve ser apenas um momento isolado, mas parte da cultura da empresa.

Saúde mental, produtividade e redução de custos: embora cada uma dessas palavras fale sobre assuntos diferentes, elas estão intimamente conectadas. Os profissionais com a saúde mental em dia ficam mais contentes e conseguem produzir mais para a empresa.

Da mesma forma, os colaboradores com boa saúde mental ficam mais felizes e adoecem menos. Além disso, o nível de faltas e afastamentos também é diminuído. Ou seja, pensar na saúde mental dos profissionais é pensar também na saúde da própria empresa.

Você gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais. Contamos com você para levar essas informações a mais pessoas!

Quer receber mais conteúdos de saúde, gratuitamente?

Basta inserir seu e-mail aqui.

E-mail registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.